quarta-feira, 2 de março de 2011

Hinduismo

Hinduísmo: provém da palavra Indo, um dos rios sagrados da Índia.

Características da religião Hinduísta
 Na visão hindu após a morte existe uma reencarnação;
 A vida na Terra faz parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos;
 Teve origem no subcontinente indiano;
 Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba a crença na "Alma Universal";
 É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador;
 Outros países com populações significativas de hinduístas são Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos;
 Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais;
 O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser;
 A teologia hinduísta fundamenta-se no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. É dado particular destaque à Trimurti, uma trindade constituída por Brahma, Shiva) e Vishnu;

Divindades
Brhama, Vishnu, Shiva.
 Brahma: representa a força criadora activa no universo;
 Vishnu: representa a protecção e manutenção de toda a vida;
 Shiva: o destruidor.

Brahma e Vishnu são um só, com representações diferentes, sendo que Brahma representa a força criadora activa do universo e Vishnu a protecção e manutenção de toda a vida. Vishnu preserva as almas introduzidas por Brahma no ciclo da vida. Vishnu é representado de pele azul que representa o infinito, com quatro braços, e em cada mão leva uma: concha que representa os cinco elementos da criação da terra que são o ar, fogo, terra, água e éter; um disco que representa o controlo dos sentimentos; um ceptro, que representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas; uma flor de lótus, que é o símbolo da pureza e da verdade.
Segundo algumas lendas, Vishnu foi o criador do deus Brahma, que teria nascido do seu umbigo, e do deus Shiva, surgido de sua testa. Trouxe o universo à vida através da sua própria energia, é o responsável pela existência das nuvens negras e pela luz e serenidade do mundo.
Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois.

Shiva é representado também com quatro braços, com um colar com serpentes e braceletes, que representam a vitória contra a morte, ou seja, a sua imortalidade. Possui também um terceiro olho que simboliza uma consciência superior.


Rituais
 Recitar os escritos religiosos;
 Cantar hinos devocionais:
 Meditar;
 Cantar mantras;
 Rezar ao nascer e pôr-do-sol;
 Leitura de textos sagrados;
 Oferta de flores e fogo à divindade a que se está a prestar homenagem;
 A divisão entre o puro e o impuro;
 A purificação (feita geralmente com água) é portanto um aspecto típico da maior parte dos actos religiosos do hinduísmo;
 A crença na eficácia do sacrifício e do conceito de mérito, ganho através da realização da caridade ou de bons actos, que reduzem o sofrimento no próximo mundo;
 Danças sagradas;
 Oferendas musicais, de arroz e doces;
 Na morte, a cremação é considerada obrigatória para todos, com a excepção a crianças com idade inferior a cinco anos;


Crenças
 Darma: é ética hinduísta;
 Samsara: o contínuo ciclo do nascimento, morte e renascimento;
 Karma: é a acção e consequente reacção;
 Mocsa: a libertação do ”Samsara”.


Celebrações
 Durga-puja: em honra de Duga (Deusa da Fecundidade) festejam-na em Outubro e tem duração de 10 dias;
 Sivarati: em honra de Shiva, realiza-se em Fevereiro e tem duração de 1 dia;
 Diwalí: em honra de Lakshmi (Deusa da Prosperidade) realiza-se em Outubro ou Novembro consoante a lua nova;
 Holi: celebração da Primavera, da fecundação e do Deus do amor, com danças e procissões, realiza-se em Março;

Divisões do Hinduísmo
 Hinduísmo popular: baseado nas tradições locais e nos cultos das divindades;
 Hinduísmo dármico: baseado na noção de carma, na astrologia, nas normas de sociedade como o sistema de castas, os costumes de casamentos;
 Hinduísmo vedanta: baseado nos Upanixades e nos Puranas;
 Hinduísmo iogue: baseado especialmente nos Yoga Sutras de Patandjáli;
 Hinduísmo bramânico védico: é praticado pelos brâmanes tradicionalistas;

Religiões relacionadas
Budismo, Jainismo, Siquismo herdam muitas semelhanças do hinduísmo, como a existência de um Karma e de um ciclo de reencarnações.

Budismo: é uma religião e filosofia não-teísta, abrangendo uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda.
O budismo pode ser dividido em dois grandes ramos:
 Theravada ("Doutrina dos Anciões"): "Ensino dos Sábios" ou "Doutrina dos Anciões", é a mais antiga escola budista, foi fundada na Índia. Relativamente conservadora, é a escola que mais se aproxima do início do budismo.
 Mahayana ("O Grande Veículo"): é um termo classificatório utilizado no budismo, que pode ser usado de três maneiras diferentes: Como tradição viva, o Mahayana é a maior das duas principais tradições do budismo existentes hoje em dia, como ramo da filosofia budista, o Mahayana refere-se a um nível de prática e motivação espiritual, como caminho prático, o Mahayana é um dos três caminhos para a iluminação.

Jainismo: é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com o Budismo a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Diz-se que se estabeleceu na Índia em meados do primeiro século a.C. e que o seu criador foi Vardhamana, mais conhecido como Mahavira.
Os jainistas acreditam que cada ser vivo tem uma alma que está em algum estágio da reencarnação, preso num ciclo de nascimento e renascimento. Para eles, todos os seres vivo têm uma alma, e tentam nunca prejudicar um ser vivo.
Esta religião divide-se em dois grupos:
 Svetambara: segue os cânones das escrituras que contêm os sermões e diálogos de Mahavira;
 Digambara: acredita que os ensinamentos originais foram perdidos, mas a mensagem original é preservada.

Siquismo: é uma religião monoteísta, ou seja, é a crença na existência de apenas um só Deus, foi fundada nos finais do século XV no Punjab, província paquistanesa. Actualmente é uma religião dividida entre o Paquistão e a Índia.

 Crença num único Deus e nos ensinamentos dos Dez Gurus;
 Deus é eterno e sem forma, sendo impossível captá-lo em toda a sua essência;
 Deus é o criador do mundo e dos seres humanos;

Três Deveres importantes:
 Manter Deus presente na mente em todos os momentos;
 Alcançar o sustento através da prática de trabalho honesto;
 Partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam.

Curiosidades
Rio Ganges: um dos maiores rios da índia, onde milhares de fieis mergulham para a limpeza dos seus pecados. Alguns hindus acreditam que uma vida não é completa sem um mergulho no Ganges pelo menos uma vez na vida. Muitas famílias hindus conservam um frasco com água do rio nas suas casas, hábito que é considerado prestigioso, para que pessoas à beira da morte possam beber de sua água; muitos hindus acreditam que o Ganges pode limpar uma pessoa de todos os seus pecados, e poderia até mesmo curar a doença. Curiosamente é também um dos rios mais poluídos, derivado ao excessivo despejo de esgotos e restos da cremação de ente queridos serem lançados ao rio.
“O Ganges, acima de tudo, é o rio da Índia, que manteve cativo o coração da Índia e atraiu incontáveis milhões às suas margens desde a alvorada da história. A história do Ganges, de sua fonte ao mar, dos tempos antigos aos modernos, é a história da civilização e da cultura da Índia, da ascensão e queda de impérios, de cidades grandes e orgulhosas, de aventuras do homem."
Fonte: Wikipedia
Joana Eugénio
Pedro Afonso
Vanessa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário